14 junho, 2009

Antes só...

A minha Folha não chegou hoje. Sem a companhia do Clóvis Rossi e sua turma, decidi fazer o que nunca faço: ligar a televisão. Poucos minutos depois, a propaganda anuncia as "notícias que estão preparando pra mim no Fantástico", entre elas, algo como: "acompanhamos 24 horas da vida de uma família cujo parente estava no vôo da Air France".

...

Sou apenas eu, ou realmente perdemos o bom senso ? (Justamente aquilo que Descartes chamava de "a coisa mais bem distribuída da face da terra - todo mundo acha que tem o suficiente"). Enfim, uso o meu e aperto o botão off, preferindo tomar meu café sozinho. Eu e a minha prece: "Santa Clara, orai por nós..."

.

9 comentários:

alimped disse...

Tem toda razão quanto à TV. Invasora de privacidade, indecente e de mal gosto.
Se o Clóvis Rossi representa a FSP, então você perdeu muito pouco. Confira uma crítica a texto recente de sua lavra em:
http://migre.me/28l0

A. disse...

Risos...

Crítica do Reinaldo Azevedo apenas me faz gostar mais ainda do que o Clóvis Rossi escreve. Em tempo, já havia lido este texto dele, e gostado muito (quase repassei pra lista dos professores que, como v. pode imaginar, anda fervilhando devido à greve e, sobretudo, aos puliça no campus).

Já os comentários do R.A., até tentei ler, mas começou a dar urticária e eu parei por motivos de saúde.

Abraços pra você! :)

A. disse...

Em tempo, acompanho também, ultimamente com especial interesse, o painel do leitor na FSP. As cartas de estudantes a que o C.R. se refere foram assustadoras. Por pouco uma delas não pede a volta da ditadura. O R.A. deve ter ficado felizinho da vida.

A. disse...

Eu novamente...

Não aguentei e cliquei algumas vezes em outros textos do Reinaldo Azevedo (Quem sabe, pensei, ele apenas tenha escrito mal aquele texto em particular -- resultado de uma noite mal dormida, uma derrota do seu time de futebol, que sei eu ?)

Ilusão... Minha nossa, em alguns dos textos (como nesse aqui, em resposta a um artigo do ombudsman da FSP, Lins e Silva: http://migre.me/28qo ) ele me soa um verdadeiro analfabeto funcional, incapaz de entender o texto original.

ps.: em tempo, sou fã do ombudsman da Folha. Agora (depois de vê-lo criticado pelo R.A.) mais.

alimped disse...

Não sei qual foi a polêmica com o Ombudsman da Folha. Agora, chamar o R.A. de analfabeto funcional é esticar demais a corda. O que mais admiro em seus textos são a lógica impecável e o tratamento respeitoso à "inculta e bela". Só lhe recomendo a leitura por isso, sei o quanto você gosta da nossa língua!

Em tempo, se passar mais fins de semana de solidão, considere assinar Veja. A edição desta semana vale os R$ 8,90 só pelo texto final, do Roberto Pompeu de Toledo. Primoroso! Só para atiçar sua curiosidade: o que tem um pichador em comum com Jorge Luís Borges?

Caso não queira gastar seu dinheiro suado comprando a revista, entre no site daqui a duas semanas, quando o conteúdo da edição se torna aberto. Vale a pena, confie em mim!

A. disse...

É, deve ser esticar demais a corda.

Mas como pra bom entendedor... (e você é um dos melhores), sei que você sabe que quando eu disse "ele me soa um verdadeiro analfabeto funcional, incapaz de entender o texto original", não estava realmente o chamando de analfabeto. Estava fazendo pior: acusando-o de, intencionalmente, fingir não entender o texto do Lins e Silva para distorcê-lo e escrever a entradinha do seu blogue, à la resposta de e-mail (comentando o texto original parágrafo a parágrafo), rindo internamente porque o ombudsman usou "pendência" em vez de "pendenga" ou coisa que o valha...

Mas, mais amenamente, fui no Museu da Língua Portuguesa neste feriado. Devo escrever sobre isso qualquer dia. A exposição não me emocionou, mas eles têm uma sala (que eu batizei de "planetário das palavras") que é simplesmente sensacional! Sen-sa-cio-nal! (ou seria Sen-sa-ci-o-nal ?)

A. disse...

Sobre a Veja, prefiro jogar dinheiro pela janela a financiá-los de alguma maneira... Lerei o texto daqui a duas semanas (ou, se me passares o título, tentarei encontrar em algum blog, apenas para não incrementar o contador da página deles).

A. disse...

Sobre o pichador e o Borges... não sei. Depois do curso que fiz sobre literatura argentina (na verdade, sobre o Borges, o Córtazar e o Quiroga), poderia chutar algumas coisas... Hmmmm, os dois escrevem algo para ser decifrado ? Não, muito óbvio... Quem sabe o fato dos dois estarem à margem (a Beatriz Sarlo tem um livro excelente chamado "Borges, un escritor en las orillas": http://www.borges.pitt.edu/bsol/bse0.php ). É algo nessa linha? (Sim, fiquei curioso!) :D

alimped disse...

A resposta está em uma banca perto de você!