26 abril, 2008

Homo sapiens sapiens



Li dia desses, em um desses tablóides de Internet, que um ladrão armado parou uma equipe de TV para perguntar o caminho até um banco. O repórter indicou como chegar ao endereço desejado. Logo depois, obviamente, chamou a polícia e seguiu o "fulaninho sem GPS" para documentar o furo em primeira mão.

Armas são objetos interessantes. Pessoas armadas tendem a se achar acima do bem e do mal. Intocáveis. Como o nosso ladrão que acha que, por estar armado, nada pode ir contra o que ele planejou. Por essas e outras era a favor do sim no plebiscito de alguns anos atrás... Contra o meu argumento, o fato de que, infelizmente, há uma série de outros artefatos que parecem emburrecer a humanidade.

Direções, por exemplo. Lembram daquele desenho animado em que o personagem era um pacato e amável cidadão até entrar em um automóvel ? Depois que deixava de ser pedestre e virava motorista se tornava um ser descontrolado, com espuma raivosa escorrendo pelos cantos da boca. Protegido pela carcaça de metal que o separava do resto dos mortais. Desenho antigo, mas atual. Aliás, essa minha birra com motoristas é coisa antiga: quando era mais jovem e menos sensato ("young and foolish", como diriam os anglófonos), e queria ensinar educação através de exemplos, atravessava na faixa, olhando nos olhos do motorista que se aproximava incrédulo, sem saber por que eu me achava no direito de obrigá-lo a reduzir a marcha. Depois de quase ser atropelado umas duas vezes, desisti: acho que não tenho vocação para mártir.

Armas, direções... Infelizmente apenas dois exemplos de que o homo sapiens sapiens é, tantas vezes, homo toscus toscus.

Se ao menos fossem mais sentimentais...

.

2 comentários:

webeatriz disse...

hahahaha muito bom!
E eu nem sei se por sentimentalismo, mas ainda tenho a ilusão de que sou educadora no trânsito.
O adesivo que criei para a vidraça traseira do meu carro é " Quer voar? Pega a pista do aeroporto".

alimped disse...

Educar pelo exemplo é fazer o certo e esperar que seu comportamento influencie os outros. É um tanto autoritário querer ensinar a quem não pediu para aprender...Isso parece comigo na aula de matemática "ajudando" meus vizinhos a resolver seus exercícios...
Você não deixou de fazer isso - atravessar na faixa para forçar os motoristas a pararem - por ter quase morrido! Você parou porque amadureceu!