30 abril, 2008

Ignóbil


Ignóbil ou, em português mais claro, desprezível, é o nome do prêmio dado a cientistas por suas descobertas inúteis ou descabidas, em uma referência ao famoso, e tantas vezes político, prêmio Nobel.

Na lista de "agraciados" com a honraria estão um cientista britânico e um americano, por seus estudos sobre os efeitos colaterais do engolimento de espadas. A pesquisa entrevistou, senhoras e senhores, 110 engolidores de espada de 16 países diferentes e concluiu que "engolidores de espada correm um grave risco quando estão distraídos"! Já dois pesquisadores da Universidade de Minesota ganharam o prêmio por desenvolverem um cuidadoso experimento que responde à questão que tem intrigado a humanidade há séculos: "onde se nada mais rápido: em água ou em xarope ?".

Enfim, confesso que minhas pesquisas ainda não estão no nível de concorrer ao Ignobil, mas já tenho minha sugestão para a cerimônia de 2008: uns cidadãos da Universidade da Califórnia andaram pesquisando um agente químico para bloquear os efeitos psicotrópicos da maconha. Pois, é, como se não bastasse a cerveja sem álcool, agora essa. E ainda por cima são da Califórnia, se ainda fossem do Texas! (só me faltava dizerem que colaboraram com um instituto de pesquisa de Kingston)... Mas, calma, não é tudo, o agente químico inibidor é um derivado de um pesticida. Ou seja, curtir um baratinho não pode, mas engolir detefon, tudo bem!! Falando nisso, ontem morreu o grande cientista Alfred Hofmann, conhecido por ser o pai do LSD. Só pode ter sido de desgosto!

.

4 comentários:

webeatriz disse...

Esta pobre, tosca e sentimental latino-americana, descobriu em suas pesquisas que seus (teus) escritos viciam.
Mereço uma candidatura ao Ignobil por isso? ;-)
E um premio especial por inaugurar os comentários?
Bjs

A. disse...

Hahaha! Seja bem-vinda à nova casa, Vânia... Depois de "Valha-me", "Comédias", e "Um porto", acho que vou me estabilizar por aqui uns tempos! :)

Beijos,

A/

Anônimo disse...

Ahhhhhh, me ganaron. Yo queria ser la primera!!!!!!!!!! Muak
P

webeatriz disse...

P, vc. leva a vantagem se ser a primeira no coração do moço ;-)