26 abril, 2008

Peru pequeno

Do site do flamengo

Está confirmado: Joel Santana vai dirigir a África do Sul na copa do mundo de 2010. Foi só sair a notícia e já tinha gente buscando como se dizia "prancheta" em inglês.

Eu achei ótimo. Sempre é divertido ter mais um brasileiro na Copa. Não que brasileiros sejam melhores ou piores que os outros: são apenas mais conhecidos nossos! E olha que não são poucos os que vão à copa: além dos 22 jogadores, técnico e comissão técnica locais, temos também aquela quantidade de Oliveiras que virarão Oliveirrás o Oriveiras e complementarão por aí seleções de Bélgicas e Japões. A coisa está tão escancarada, que já tem gente propondo um limite máximo ao número de naturalizados em cada seleção, com medo de que a Copa do Brasil em 2014 seja aquela em que, pela primeira vez, todas as seleções jogarão em casa.

Mas voltando ao Joel, e aos técnicos em geral: uma coisa que a imprensa brasileira não cobre, mas deveria, é o dia-a-dia dos técnicos brasileiros no exterior. Não ia ser engraçado, ver a cobertura da entrevista do Parreira com o xeique depois que aquele decidiu barrar algum romário local da seleção ? E o Zico, hein ? Técnico do Japão na Copa de 2006. Foi muito engraçado ver o encontro de brasileiros e japoneses na Alemanha. Em um dado momento, um gaiato puxa o coro, e pede a companhia dos japoneses. Todos começam a gritar: "Peru pequeno! Peru pequeno!", frase sabiamente escolhida sem letras "eles", para facilitar a pronúncia nipônica. Até que um japonês, intrigado, pergunta:

- "Peru pequeno", what does it mean?

e o gaiato, rápido:

- It means: "Zico is the best!"

E todos seguem felizes...


Em tempo, como gosto do Papai Joel e querendo evitar que ele seja obrigado a pedir "perus pequenos" em terras sul-africanas, vou logo avisando: prancheta é "clipboard".

.

Nenhum comentário: